O Grupo de Trabalho do Planeamento de Macau tem a sua origem no Grupo de Trabalho para o Planeamento Marítimo de Macau. Este último foi criado por despacho ministerial de 3 de Outubro de 1968, tendo por finalidade efectuar os estudos, planos, projectos e propostas necessários para a elaboração e concretização do planeamento portuário da província e do esquema de ocupação e zonamento do seu litoral.
O despacho ministerial de 2 de Março de 1970 criou o Grupo de Trabalho para o Planeamento de Macau na dependência da Direcção-Geral de Obras Públicas e Comunicações, o qual procurava integrar numa só entidade, não só as obras marítimas, como também as obras terrestres de acesso e ocupação urbana, que com elas se ligavam. Assim, o Grupo Trabalho para o Planeamento Marítimo de Macau foi integrado neste novo organismo.
O Grupo de Trabalho do Planeamento de Macau passou a estar incumbido dos estudos, planos, projectos e propostas necessários para o estudo e execução do planeamento físico da província (estradas, habitação, distribuição de águas e produção e distribuição de energia, planeamento económico regional, etc.).
O organismo dividia-se em dois sectores: um, que já existia, encarregado do planeamento marítimo; outro que ficava responsável pelo planeamento terrestre.
Em Macau havia uma delegação do Grupo de Trabalho do Planeamento de Macau, que era presidida pelo chefe da Repartição Provincial de Obras da província. |